OTIMISMO NA CIÊNCIA

OTIMISMO NA CIÊNCIA- Amiga(o)s,a cada dia estamos acompanhando as maravilhosas descobertas tecnológicas, que melhoram nossa qualidade de vida e nos dá esperança de vivermos num mundo mais fraterno, sustentável e feliz. A exemplo das terapias com as células-tronco, esperança de curas de inúmeras doença, cuja terapia para curar pessoas que perderam suas capacidades motoras já é uma realidade na Bahia, com uma excelente equipe de pesquisadores lideradas pelo médico, Dr. Ricardo Ribeiro dos Santos,na Fiocruz e Hospital São Rafael, que já conseguiram retirar das cadeiras de rodas, os primeiros cadeirantes que já iniciaram sua fisioterapia e estão se exercitando em andadores. Mais um motivo para estimularmos que os valores morais e a ética também evoluam neste mesmo ritmo, para o bem da humanidade, conclamos a todos que façam a sua parte. O texto abaixo da minha amiga Cristina Tanajura aborda este tema. Abração.
Sergio N.Reis

O Mundo Moderno
por Maria Cristina Tanajura – tinatanajura@terra.com.br

Enquanto no mundo as hostilidades se sucedem, com guerras por motivos religiosos, por ideais políticos, existe uma seara de pensamento que me parece se conservar fora desta realidade e que, silenciosamente e com muita disciplina e devotamento, dedica-se a trazer sempre mais luz para este planeta. É a da Ciência, são os cientistas, que embora sejam de nacionalidades diferentes, trocam experiências, divulgam suas descobertas e se amparam uns aos outros, indo adiante.

Tenho o maior apreço e admiração por todos aqueles que se dedicam ao estudo e às pesquisas, pacientemente, procurando destacar algo de novo que traga mais conforto à humanidade, que diminua o seu sofrimento. Mentes direcionadas para a descoberta de novos caminhos, novas formas de fazer as coisas.

Sou testemunha, no meu tempo de existência, de quanto a vida da gente se tornou mais prática, mais confortável, menos pesada. Há pessoas que só se queixam, achando que o mundo moderno está muito pior do que em outras épocas da história. Não comungo com essas opiniões. Hoje temos mais qualidade de vida, vivemos mais tempo, nos alimentamos melhor – mesmo que ainda não seja o ideal.

Se o nosso desenvolvimento moral não acompanhou o progresso técnico-científico, se usamos de forma inadequada remédios, tecnologias, é uma pena e precisamos melhorar rápido neste sentido. Mas isto não torna o mundo científico responsável, nem as descobertas em si prejudiciais à raça humana. Podemos e devemos usar as descobertas a nosso favor.

Temos a triste mania de sempre olhar o lado negativo de tudo que nos acontece. Isto é um atraso, além de nos prejudicar muito. Ao invés disto, aprendendo a agradecer pelo que já conquistamos, vamos procurar moralizar o uso da tecnologia, empregando-a para a divulgação do Bem, sempre. Para isto, as intuições vão chegando até os cientistas. Para que nossa vida se torne mais feliz, pois fomos criados para viver na luz.

Percebo toda a sombra que nos cerca, sinto tristeza por nossa incapacidade de construir uma casa planetária mais fraterna e feliz para todos, mas estou sempre alerta para as conquistas já alcançadas. Sou muito grata por viver num mundo onde a Natureza é tão bonita, onde já se descobriu técnicas capazes de conservá-la cada dia mais bela e mais capaz de nos fazer bem. Se a estamos prejudicando, sabemos o que fazer para que isto não aconteça.

Mentes brilhantes e diligentes estão sempre trabalhando em nome da Ciência, em laboratórios espalhados por todos os países, descobrindo curas e maneiras mais práticas de se viver.

As crianças continuam a chegar, mais conscientes e maravilhosas, prontas para viver o presente de uma forma diferente, mais leve e mais amorosa!

A Luz vai se propagando sem cessar, em torno de todos nós! É preciso que tenhamos consciência disto e foquemos nossa mente no que é bom e belo, deixando de lado as queixas, críticas constantes, pois já vivemos em outras épocas históricas e mesmo que apenas no nosso subconsciente, sabemos o quanto tudo era muito mais difícil!

Minha intenção é agradecer a todo aquele que está neste momento estudando e se esforçando, para transformar nosso mundo num local mais justo, feliz e fraterno! Seja ele quem for. Que o Pai fortaleça cada um que assim age, pois reconhecemos todos os benefícios trazidos por esses esforços.

Que a ciência continue sua trajetória em busca de melhorias para o mundo, independente das divergências políticas, de nacionalismos que teimam em atulhar o caminho do progresso de obstáculos e problemas.

Confio na Vida, na Verdade e na vitória do Bem e acho que jamais vivi uma encarnação mais feliz do que esta, apesar de tudo!